top of page

PRIMEIRO FÓRUM COMUNITÁRIO DE BELO CAMPO - SELO UNICEF

O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Os Municípios que experimentam a participação em edições do Selo apresentam comprovadamente melhorias nos indicadores sociais, além de reconhecimento internacional.


Ao participar, o município deve elaborar um diagnostico da situação das crianças e jovens (0 a 18) e um Plano Municipal de Ação de enfrentamento das principais problemáticas que afetam a população da localidade, de forma participativa. Tais como, Ações Estratégicas que devem ser realizadas pelos municípios, Indicadores de Impacto Social, assim como, formular metas que devem ser alcançados pelo município relacionados aos direitos à saúde, à educação, à proteção e à participação social de crianças e adolescentes. Comprometendo-se a desenvolver ações para essas áreas, monitorando os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.


Para tanto, a Prefeitura junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) mobilizam diversos setores da sociedade civil, tais como crianças, adolescentes, famílias, escolas, serviços públicos, conselheiros tutelares, grupos religiosos, culturais e esportivos, veículos de comunicação e empresas.


Pensando nisso, ontem (16), realizando atividades que contemplará uma das ações exigidas pelo Selo UNICEF, aconteceu o Primeiro Fórum Comunitário de Belo Campo, que buscou trabalhar e pontuar todas as políticas publicas exigidas pelo Orgão.


O evento contou com a formação de grupos, que buscavam resolver questões relacionados à condição do jovem e do adolescente em nosso município, todos os âmbitos sociais e sua vulnerabilidade. Cada grupo possuía facilitadores e conselheiros, pessoas especializadas sobre cada tema , que escutavam a comunidade, em busca de desenvolver juntos ações estratégicas, assim como indicado pelo Selo. Um movimento indispensável para o sucesso da iniciativa.


No evento registraram presença 16 adolescentes representantes do Núcleo de cidadania da crianças e adolescentes, o Prefeito Quinho, Secretários, a Articuladora Taline Tigre, o Mobilizador de ado José Vitor, Comitê Intersetorial, CMDA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) do Município, demais conselhos e Alunos dos Colégios Municipais.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page