ALÉM DOS LIVROS E DAS QUATRO PAREDES DA SALA DE AULA
- Adriana Rocha
- 10 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
A aprendizagem ao ar livre melhora o desenvolvimento intelectual e a saúde física dos estudantes, além de incentivar o pensamento crítico, trabalho em grupo, inteligência emocional e a capacidade de resolver problemas.
Pensando nisso, a direção da Escola Municipal Edvaldo Flores – EMEF, em comemoração ao Dia do Estudante, com a parceria da articuladora do Programa Novo Mais Educação Adriana Rocha e dos monitores, João, Beatriz, Ícaro e Vanilda, realizaram com os alunos desse programa, durante a semana, visitas ao Núcleo Esportivo de Karatê “Tem Dórea” e à Praça de Ciências.
Estudos realizados por pesquisadores em educação indicam que as habilidades desenvolvidas em ambiente externo permanecem com os estudantes e melhoram seu desempenho durante toda a sua vida acadêmica.
Apesar de passar grande parte do tempo na sala de aula, o aluno também pode aprender fora dela. Promover atividades no ambiente externo à sala de aula, além de diversificar a rotina escolar, permite que o educando seja autor de seu próprio conhecimento e vivencie o que aprendeu.
A criança precisa desenvolver a arte, brincar, precisa aprender de uma forma lúdica para sentir prazer e para que esse conhecimento realmente tenha significado, porque aí sim ela vai estar aprendendo de uma forma ampla.
Nesse contexto, o Programa Novo Mais Educação é de suma importância para a comunidade escolar, pois o mesmo visa acima de tudo atender os alunos com dificuldade de aprendizagem e proporcionar momentos de lazer, contribuindo para que a escola se torne um espaço atrativo para nossas crianças e adolescentes, desenvolvendo a educação que extrapole os Muros da Escola e vincula o processo de ensino-aprendizagem à Vida.
Foi gratificante e compensador ver no semblante dos nossos alunos o prazer de estar além das paredes da sala de aula, socializando, interagindo e aprendendo em um ambiente que não era sala de aula.
Commenti