top of page

ESTUDANTE DE DOUTORADO APRESETA TRABALHO QUE UTILIZA O POVOADO DE PIRIPERI COMO OBJETO DE PESQUISA


No III Simpósio Internacional Alimentação e Segurança Alimentar Nutricional, ocorrido nos dias 08 a 10 de maio na Universidade Federal de Sergipe, a aluna do Doutorado Marisa Oliveira Santos, apresentou o trabalho entitulado “O alimento como Memória e Identidade nos Territórios”, que utiliza como objeto de pesquisa as Casas de farinha na comunidade do Piriperi em Belo Campo.


No resumo do trabalho ela salienta: “O presente estudo tem como objetivo apresentar o vínculo existente entre a farinha e a vida em comunidade tradicional rural produtora de farinha, suscitando, através das memórias dos moradores, o significado desse alimento na reprodução da vida e do trabalho. Tal diagnóstico nasce, em caráter exploratório, de narrativas captadas por entrevistas e depoimentos livres feitos com proprietários de Casas de Farinha na comunidade do Piriperi em Belo Campo (BA). Apoiados em referencial teórico específico, autores como Conceição (1881), Saviani (2007), Halbwachs (2003), Hirata e Kergoat (2007), dentre outros, buscou-se embasar cientificamente as análises. Ao término, após avaliação das falas e das contribuições dos entrevistados, verificou-se uma forte relação identitária entre a comunidade e as farinheiras, definindo o sustento familiar e a convivência social.”


Ficamos felizes por saber que nossa região tem sido objeto de estudo e de dialogo no meio acadêmico. E agradecemos a estudante por registrar as histórias e memórias do povo de Piriperi.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page