top of page

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPALIZADA ROBERTO SANTOS PASSAM TARDE NO CINEMA.

Na ultima semana, alunos do oitavo ano da escola Municipalizada Roberto Santos realizaram uma atividade referente à disciplina que os levou para fora dos portões da escola. Nesse dia, os alunos saíram do colégio no carro disponibilizado pela prefeitura junto com a professora de artes Paula Ruas, a diretora Renata Ataide e outros funcionários responsáveis para visitar o cinema e acompanhar a exibição do novo filme do diretor Jon Watts, O Homem-Aranha: de Volta ao Lar.


Dentre a música, a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura e a poesia; a sétima arte, descoberta no final do século 19 pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, foi a escolhida para ser trabalhada nessa unidade, num conteúdo que aborda a luz, a cor e o som na arte.


Segundo a professora Paula, "trabalhar arte na escola sempre foi um desafio justamente pela falta de visibilidade no que se diz a importância desse item para o desenvolvimento cultural , intelectual e sobretudo também do desenvolvimento do cidadão".


Segundo ela, quando se trata do Brasil, percebe-se que a arte ainda é algo que fica em segundo plano, enquanto nos países de primeiro mundo a disciplina de artes como uma das matérias obrigatórias e de suma importância para o desenvolvimento cultural do aluno. Um trabalho que ela leva com cuidado para que o aluno não fique somente no "desenhar por desenhar", mas também para que ele reflita sobre o que está fazendo e sobretudo, que sinta prazer no que está fazendo.


Para a professora, trabalhar o cinema é de extrema importância para o desenvolvimento critico do aluno e não só isso, como também da oralidade pois, percebe-se que temas/conteúdo abordados nos filmes dialogam melhor com os jovens através do cinema, mais do que muitas vezes um conteúdo no quadro em sala de aula possibilitaria.


Ela afirma, que além de tudo a ida ao cinema é uma experiência de extrema importância pois, desenvolve a cidadania à partir do momento em que eles estão inseridos em um novo espaço social, já que os alunos compreendem que devem ter um tipo de comportamento , não aquele comportamento padrão, parado, estático, medroso, mas sim os que lhes são de direito e dever.


Então, a proposta pra esses alunos do oitavo ano, era não só aprender com a arte audiovisual, mas também trabalhar a questão da cidadania, da ética, do respeito, do partilhar, pois segundo ela, em um determinado momento eles propuseram ajudar os colegas que não poderiam ir à viagem e contribuíram cada um com um pouquinho, desenvolvendo assim a questão da humanidade, do respeito um pelo outro, da solidariedade.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page